Marcelo Damasio

Marcelo Damasio

Advogado marcelodamasiosio.jus.com.br

  • Nova Iguaçu, RJ
  • 211047/RJ

Perguntas, Respostas e Comentários de Marcelo Damasio

  • respondeu em Um herdeiro pode vender os bens sem fazer o inventário?

    Sábado, 15 de julho de 2017, 8h47min

    Bom dia.
    Me perdoe, mas até onde eu entendo, está tudo errado, senão vejamos, a imobiliária aparentemente, vendeu um lote/terreno que 'não existe', visto que, para se concretizar a venda, é necessário existir um registro, o lote estar demarcado, delimitado, ou seja, isso me soa mais como um golpe.
    E como eu disse anteriormente, acredito que deva procurar um novo advogado.

  • respondeu em Um herdeiro pode vender os bens sem fazer o inventário?

    Domingo, 09 de julho de 2017, 20h29min

    Boa noite, Leonides.
    Não, eles não podem vender, até mesmo pelo fato de não estar no nome deles, é necessário verificar junto ao cartório de imóveis a situação do registro do terreno, caso os seus irmãos não queiram regularizar, acredito que isso possa ser feito na esfera judicial.
    Acredito que deva procurar uma nova advogada, talvez encontre melhor auxílio nos escritórios modelos das faculdades.

  • respondeu em posso vender minha parte da herança?

    Domingo, 09 de julho de 2017, 20h23min

    Boa noite, Alex.
    Entendi a sua questão como você querer vender a sua parte no terreno, contudo, será necessário uma análise mais minuciosa de todos os fatos, tais como o regime de casamento dos seus pais e se seus irmãos são filhos ou pelo menos registrados também no nome do seu pai, ou seja, seria imprudente, e poderia lhe render uma grande dor de cabeça tentar uma venda nesse exato momento.

  • respondeu em Divórcio

    Segunda, 03 de julho de 2017, 23h21min

    Boa noite, Vera
    Divórcio extrajudicial, precisará de um advogado, portanto, o profissional escolhido poderá lhe orientar sobre os documentos e demais requisitos.
    Boa sorte.

  • respondeu em Contrato de imóvel sem ser reconhecido por firma no cartório.

    Segunda, 03 de julho de 2017, 23h10min

    Boa noite, Camila.

    O fato de não ter sido registrado em cartório não impede em nada o pagamento de uma possível multa pela quebra do contrato, você é maior e capaz, não foi forçada ou coagida a assinar, assim como a sua avalista, desta forma, em nenhum momento ele agiu de forma ilegal, a imprudência foi basicamente sua.
    A tal suposta coação, não ocorreu, o que ele lhe disse foi a verdade, ele possivelmente verificou o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito e verificou que sem uma avalista, seria um erro da parte dele realizar tal contrato de locação, desta forma, a figura da avalista serve para resguardar o direito dele, sendo que, na narração do caso não parece ser a figura da avalista, e sim de uma fiadora.
    Você terá que avaliar o contrato, verificar possíveis multas pela quebra do mesmo, já sabendo que se existir tal cláusula, e não for a figura do avalista e sim do fiador, você será a primeira a ser acionada, esgotando-se todas as formas de receber por você, passa-se então a cobrar da fiadora, caso seja a figura da avalista, ele não precisa seguir uma ordem de preferência, pode assim, acionar sua avalista diretamente.
    Contudo, não se desespere de antemão, busque algum escritório modelo de faculdade, lá geralmente o atendimento é gratuito, e eles poderão analisar a cópia que você tem do contrato, e talvez, quem sabe, descobrir algum erro ou falha, ou uma forma de você escapar dessa, de toda forma, lhe aconselho a tomar mais cuidado ao assinar um contrato. Beijos e boa sorte.

  • atualizou uma resposta em Vale a pena ser advogado correspondente?

    Terça, 02 de maio de 2017, 4h37min

    Olá Patrícia, tudo bem ?
    Olha, sou escrito no migalhas, e em outros sites destinados a correspondentes, e digo que varia muito, principalmente em razão das comarcas onde for atuar e o número de advogados 'concorrentes', por exemplo, nas comarcas onde atuo o número de advogados é assustador (quase o número de zumbis do The Walking Dead rs), então sinceramente não estou lucrando nada, mas é como eu lhe disse, irá variar conforme o local de atuação, de toda a forma, não irá lhe deixar rica, lamento muitíssimo lhe informar isso rs.

  • respondeu em CONTRATO VERBAL

    Terça, 02 de maio de 2017, 4h33min

    Já que existe um contrato assinado fica um pouco mais fácil, você pode procurar a defensoria, um escritório modelo de faculdade ou mesmo um advogado, assim poderá receber os demais esclarecimentos que necessitar, principalmente agora que você já tem um leve noção do que pode vir a pleitear, dependendo da analise feita pelo profissional que lhe atender, ele poderá dimensionar os danos materiais e talvez morais decorrentes da atitude do inquilino.

Precisa de Advogado?
Do u need lawyer